terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Comentário Missa 07-02-10

“Avance para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”

Entrada
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado!
Na alegria de Cristo ressuscitado, acolhemos a todos que aqui se encontram, e acolhemos também, os queridos ouvintes que nos acompanham através da rádio __________________.Neste domingo, Jesus nos convida a lançarmos as redes para águas mais profundas. Ir além da simples participação na celebração, pois, somos desafiados a assumir nosso batismo com alegria, e nos colocar a serviço. Responder com convicção o chamado de Jesus e dar atenção a sua PALAVRA, e dessa forma poderemos promover, formar discípulos e missionários, que respondam à vocação recebida e comunique por toda parte, transbordando de gratidão e alegria, o dom do encontro com Jesus Cristo na PALAVRA, e na EUCARISTIA. E, junto com os GRUPOS DE REFLEXÃO, vamos nos comprometer com a missão por Ele deixada. Dessa forma, acolhemos a equipe de celebração. Cantando alegremente o canto _________________________de nº ________ iniciando nossa festa.

Ato Penitencial –
Canto ___________________________ nº ________


Glória –
Canto ___________________________ nº ________

Deus nos fala através da Sagrada Escritura
(Entrada da Bíblia, se possível colocar em uma rede)
A exemplo do profeta, devemos estar dispostos a responder ao Senhor: Aqui estou, envia-me. Pois, com a graça de Deus, não temeremos avançar e lançar as redes em água mais profundas. Acolhemos com música a Sagrada Escritura.

Salmo Responsorial – Cantado ou rezado

Aclamação ao Evangelho –
Em obediência a Palavra de Jesus, Aclamemos o Santo Evangelho com o canto ___________________________ de n°________ .


Oração da Assembléia – A cada prece responderemos:
Atenda-nos Senhor, a oração do vosso povo.

1. Pedimos ao Bom Deus pelo o nosso Papa, pelos Bispos, padres e diáconos, para que desempenhem com alegria, a missão que Jesus os confiou, rezemos.





2. Pedimos com confiança, por todos os agentes de pastorais de nossas comunidades, que avancem sempre mais nos trabalhos comunitários e exerçam com alegria sua tarefa de batizado; rezemos.

3. Pedimos, para todas as pessoas que estão com medo de avançar para águas mais profundas, de sua vida e de sua comunidade, rezemos para que elas acolham com alegria, a proposta de Jesus em sua vida: rezemos.

4. Pedimos, por todos os grupos de Reflexão, para que sejam cada vez mais, um lugar privilegiado do encontro pessoal com Jesus Cristo, através da Sagrada Escritura , rezemos:

5. Pedimos, pelo bom êxito dos:” Encontros de Animadores da Catequese,” que está acontecendo hoje e pelos cursos da” Campanha da Fraternidade,” que acontecerão neste mês de fevereiro e março em nossa paróquia, rezemos:
Concluindo nossas preces, peçamos para que Deus continue suscitando santas vocações, rezando a Oração Vocacional nº 11, pág. 07 do nosso livro de canto.

Ofertório – ( rede, bíblia e pessoas com roteiros de reflexão e outros materiais que auxiliam nos trabalhos de outras pastorais)
Com alegria, além do pão e do vinho, ofertamos a todas as pessoas, que se põe a serviço da comunidade e do reino de Deus, e não temem lançar as redes em águas profundas. Enquanto participamos deste momento sagrado cantemos o canto________________ n° _________.

Comunhão - A Palavra se faz Eucaristia –
Caros irmãos e irmãs, a barca que serviu para os pescadores, passa a ser usada por Jesus, para anunciar a Palavra da Boa-Nova à multidão. É na adesão a esta Palavra, que se obtêm bons resultados no nosso dia a dia. Por isso, vamos ao Encontro de Jesus na Eucaristia, cantando o canto __________________ n° _______..

Após Comunhão
Querida assembléia, vamos retornar para nossas casas como seguidores e seguidoras de Cristo, que nos convida e nos convoca a assumir, nossa missão de filhos de DEUS a avançar para missão. Pois o sucesso da nossa missão, consiste em ouvir e dar atenção a Palavra do nosso grande Mestre . Por tudo isso supliquemos ao Pai:
Coração Eucarístico de Jesus ... Tende piedade de nós!
Nossa Senhora da Eucaristia ... Rogai por nós!



Sugestões para a celebração

Não somente a equipe de liturgia, mas é de suma importância que o Presidente da Celebração e a equipe de canto, tenham em mãos, esse roteiro e preparem-se antes, tendo assim, uma rica sintonia entre a equipe de liturgia da comunidade, com quem irá presidir a celebração.

Nota: Valorizar os GRUPOS DE REFLEXÃO.Se possível, fazer um sorteio de uma Bíblia na matriz e nas comunidades. A Bíblia é o livro principal dos Grupos de Reflexão.

- Preparar o espaço da celebração, destacando a rede e a Bíblia que entrarão, junto a entrada da Bíblia, ou outro momento.

- A acolhida, o ensaio de cantos e um breve silêncio no início da celebração, ajudam a criar um simples, alegre e favorável, encontro amoroso entre Deus e as pessoas e das pessoas entre si e com Deus. (Pode ser alguma música religiosa no CD)

- Na procissão de entrada, juntamente com a cruz, as velas e as flores, valorizar a entrada do Lecionário (comunidades e na Matriz o Evangeliário) como sinal de que a palavra de Deus, permanece junto da comunidade.

OBSERVAÇÃO: Quem for dar os avisos, ter em mãos a programação da Paróquia, pois deverá Avisar dos encontros que irão acontecer no próximo final de semana. Na programação, está especificando local, dia e hora de cada ENCONTRO.

Obrigado a você, que por amor a Deus, ajuda a edificar seu Reino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário